domingo, 10 de julho de 2016

ANSIEDADE E STRESS


No nosso cotidiano uma palavra que aparece constantemente a palavra stress. A correria pela qual um número cada vez maior de pessoas tem passado no decorrer dos dias, estejam elas em grandes, médias e até pequenas cidades, traz consigo as falas: “estou estressado”, “fulano está muito estressado”, “você está estressado”.
O stress surge como resultado da interação entre as pessoas e o meio onde vivem. O termo stress serve para designar o estado produzido a partir de estímulos propiciadores de excitação emocional, estes estímulos, alteram o estado de equilíbrio e impulsionam um processo de adaptação caracterizado por diversas alterações sistêmicas, tanto de ordem psicológica como fisiológica. O estímulo ou evento causador de stress é denominado estressor. A resposta ao meio estressor envolve aspectos cognitivos, fisiológicos e comportamentais.
Várias situações estressoras ocorrem durante a vida de uma pessoa, e as respostas as essas situações variam de pessoa para pessoa, de maneira que, para alguns pode ocorrer uma plena adaptação como para outros podem ocorrer manifestações psicopatológicas como ansiedade e depressão. A resposta ao stress depene da forma como a pessoa processa os estímulos que vem do meio ambiente.
Evolutivamente a ansiedade e a stress tem como base as reações de defesa dos animais ao encontrarem perigos no meio ambiente. As respostas aos estímulos estressores incidem tanto no nível cognitivo, como nos níveis comportamental e fisiológico. A intervenção de fatores genéticos e ambientais é pressuposto pelo modelo multicausal de transtornos mentais.

Diante das situações estressoras do dia-a-dia a resposta dadas por cada pessoa depende de uma somatória de fatores genéticos e ambientais, e não apenas da intensidade dos estímulos estressores. Como resultado desta combinação pode ocorrer o esgotamento dos recursos do sujeito para lidar com essas situações, acarretando no surgimento de transtornos como os de ansiedade ou outros transtornos mentais.

***Texto também disponível em https://medium.com/@joaomarcelferreiralpes/ansiedade-e-stress-8e2faec44de7#.j9001ktud

Nenhum comentário:

Postar um comentário